ALAN PORTO: Um novo jeito de fazer educação
Secretário de Educação de Mato Grosso destaca investimentos, inovação e fortalecimento da educação básica como prioridade da gestão

A educação na atualidade vai muito além da simples transmissão de conhecimento. Especialistas apontam que vivemos uma era de transformações aceleradas, impulsionadas pela tecnologia, pelas mudanças sociais e pelas novas formas de aprender e ensinar. Nesse cenário, a escola deixa de ser apenas um espaço físico e passa a ser um ambiente dinâmico, onde o aluno é protagonista do seu próprio aprendizado.
Esse novo jeito de fazer educação, de acordo com pesquisadores da área, exige um ensino mais crítico, inclusivo e conectado com a realidade. O objetivo é desenvolver habilidades socioemocionais, pensamento criativo, colaboração e consciência global. “O novo jeito de fazer educação é a grande ponte entre o Mato Grosso que temos e o Mato Grosso que podemos construir juntos.” – Alan Porto. Nessa perspectiva, o professor assume o papel de mediador, utilizando ferramentas digitais e metodologias ativas para tornar o aprendizado mais significativo.
Para além disso, a chamada “educação do novo tempo” é apresentada como aquela que deve ser capaz de acolher as diversidades, respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem e promover a equidade. Preparar o aluno para os desafios do século XXI, segundo educadores, não é apenas oferecer conteúdo, mas formar cidadãos conscientes, éticos e preparados para transformar o mundo. “Educar é libertar: é dar ao povo o poder de decidir com consciência, de lutar com argumentos, de vencer com dignidade”, enfatiza.
Na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, a gestão afirma que tem ampliado investimentos, inovação e respeito aos profissionais da educação. Entre as ações destacadas estão a ampliação do acesso à tecnologia, a reforma de escolas e o fortalecimento do elo entre comunidade e instituições de ensino, por meio do projeto Família na Escola.
Em discurso, o secretário de Educação, Alan Porto, declarou que a prioridade da gestão é a educação básica como “base” para o desenvolvimento do estado.
“Não por discurso bonito, mas por compromisso de verdade. Porque sem educação, não há saúde que funcione, não há economia que cresça, não há democracia que se sustente. O novo jeito de fazer educação é a grande ponte entre o Mato Grosso que temos e o Mato Grosso que podemos — e vamos — construir juntos”, reitera.
Jornal O Comunitário News – Da Redação/Assessoria Professor Doutor Leandro
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRO NEWS – PIX 65998011615





COMENTÁRIOS