FIPe promove cultura e artesanato de Mato Grosso
O 41º FIPe reforça a identidade cultural de Cáceres com exposições de artesanato e artes plásticas locais

No 41º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPe), a tradição cultural de Mato Grosso será destaque, com artesanato e artes plásticas locais em exposição. O evento, que ocorre de 02 a 07 de julho, numa rica programação cultural organizada em parceria com a Associação Pantaneira dos Artesãos de Cáceres – APAC – e a Associação dos Artistas Plásticos do Estado de Mato Grosso – ARTEMAT.
Segundo Ricardo Vanini, coordenador Histórico e Cultural do evento, a colaboração entre a Prefeitura e a APAC visa ampliar a visibilidade do artesanato local e estadual. “As feiras de artesanato são essenciais para valorizar a nossa cultura, evidenciando o talento dos artesãos e a riqueza cultural de Mato Grosso”, afirma Vanini. A APAC, sob a liderança de Carlinhos Viana, reunirá artesãos filiados e autônomos para expor suas criações, trazendo uma variedade de produtos que refletem a identidade local.
Além disso, a ARTEMAT, presidida pelo artista Carlos Alberto Bosquê, coordenará a exposição de obras de arte plástica e visual. A programação inclui oficinas, mostras de artistas renomados e a presença de autores premiados, enriquecendo o evento com uma diversidade artística. “A parceria com a ARTEMAT, que foi um sucesso na edição anterior, está renovada e promete um acervo ainda mais impressionante neste ano”, destaca Vanini.

Cláudio Henrique Donatoni, secretário de Turismo e Cultura, destaca a importância do artesanato e das obras de arte na promoção da identidade cultural de Cáceres. “As exposições durante o FIPe são uma excelente oportunidade para o público apreciar o artesanato pantaneiro e as obras dos nossos artistas, fortalecendo a conexão entre cultura e turismo na região”, observa Donatoni.
A prefeita Eliene ressalta a relevância dessas feiras para o sucesso do festival. “A presença de artesãos e artistas plásticos não só atrai visitantes, mas também promove os produtos locais e estaduais, proporcionando uma experiência cultural enriquecedora para todos”, afirma Eliene. O museu Emília Darci Cuyabano, que integra a programação, oferecerá as exposições “MT Expedition 1931” e Alexander Daveron “Vida e Atividades”, proporcionando uma viagem ao passado de Cáceres e do festival.
Com o apoio da Prefeitura, APAC e ARTEMAT, o FIPe continua a ser uma vitrine para a cultura de Mato Grosso, destacando a riqueza do artesanato e das artes plásticas e oferecendo aos visitantes uma experiência cultural única.
Jornal O Comunitário – Da Redação/Assessoria
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149





COMENTÁRIOS